5 tendências do mercado para o final do ano

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5 tendências do mercado para o final do ano

Final de ano é uma época com características muito próprias para o cenário econômico e social do país. Alguns negócios já estão com o pé no freio e concentrados nas férias coletivas no Natal e no Ano Novo. Outros nichos de mercado estão a pleno vapor, apostando alto nas vendas no período de festas.

Fato é que, a época resguarda tendências diferentes para cada setor. Nos próximos itens, nós listamos alguns pontos constantes nesse período do ano. Eles irão te ajudar a entender mais do mercado e se planejar para finalizar bem seu 2019 e começar 2020 com o pé direito!

 

Aumento do número de vendas para uns 

O final de ano é uma época de alto rendimento para muitos negócios, como o mercado varejista, que se planeja completamente para comportar as vendas para o Natal. Além disso, outros setores costumam pegar carona na mesma onda, como o ramo alimentício, principalmente com restaurantes, supermercados e food trucks, por exemplo. Nesse sentido, é fundamental analisar se a sua empresa se enquadra nesse crescimento e se preparar fortemente para tal período.

 

Queda do número de vendas para outros

Ao mesmo tempo, para certos mercados, o final de ano pode registrar uma época difícil de queda considerável dos negócios. É o caso de escolas de inglês, por exemplo, que vêem o interesse ficar apenas para o início do ano e apresentam dificuldades para fechar matrículas nesse período. O caminho encontra-se na preparação! A partir do momento em que a gestão sabe das condições para o período, consegue se planejar financeiramente e concentrar-se em outras ações, como promoções e campanhas de marketing para conscientizar da importância de aprender um novo idioma. 

 

Venda sazonal de produtos 

O mês de dezembro também é a época para vendas de produtos típicos do período, como os famosos panetones! Além disso, outros mercados vão na mesma onda, como as luzes e decorações de Natal, bebidas típicas para o Ano Novo e até peças de roupas brancas. É preciso que o gestor analise cuidadosamente o que o seu nicho de mercado comporta e verificar a possibilidade de aproveitar para faturar com produtos diferenciados. 

 

Promoções e ofertas 

O final de ano também registra promoções comuns para o Natal ou mesmo vendas extras para acabar com os estoques após a data de comemorações. Até mesmo empresas que não trabalham com o mercado varejista podem se utilizar da estratégia, como o mercado magistral, que tem a possibilidade de oferecer preços diferenciados para as compras nos meses de dezembro e comecinho de janeiro. Verifique a viabilidade de cada projeto de descontos e não vá na onda apenas por ir, o que pode parecer forçado e nada compatível com o seu mercado!

 

Términos de contratos

O final do ano pode representar a época de finais de contratos em grandes empresas. Nesse quesito, relaciona-se serviços de limpeza, gestão financeira, advocacia e segurança, por exemplo. Logo, configura-se como uma oportunidade valiosa para empresas desses setores, que têm a possibilidade de entrar em uma nova negociação, principalmente se a companhia não se encontra muito satisfeita com o trabalho realizado até então. Por mais que aconteça do fechamento não se concretizar ainda em dezembro, é preciso iniciar o processo de conversa e construir as bases para um acordo próximo. 

 

De toda maneira, é fundamental conhecer bem o seu negócio e entender as tendências que seguirá nos próximos meses. Assim, você consegue se planejar e aproveitar o máximo o potencial da época ou reduzir os danos.

 

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