gestão inteligente

Por que implementar uma gestão inteligente em sua empresa?

O mercado tem mudado muito rápido e o avanço da tecnologia o deixa ainda mais competitivo. Esse fator dificulta a vida dos empresários na hora da tomada de decisões. Por esse motivo, contar com a gestão inteligente é imprescindível para o sucesso do seu negócio.

Gestão inteligente: o que é?

É um conceito que contribui para deixar os processos mais organizados, ágeis, sensatos e assertivos, promovendo um crescimento contínuo e sustentável. Ter esse método dentro da empresa facilita o bom gerenciamento dos negócios.

A gestão inteligente identifica falhas e melhora a eficiência operacional. Dessa forma, a organização obtêm informações precisas e ricas sobre quais itens de trabalho existem, quem o realiza, quanto tempo leva para concluir e seu impacto na ordem produtiva.

Engloba: raciocínio, planejamento, criatividade e ações estratégicas. Para tanto, é indispensável que o líder tenha capacidade de executar, delegar e persuadir. São qualidades que influenciam o resto da equipe de forma positiva.

Gestão inteligente: por que implementá-la na sua empresa?

A gestão inteligente traz apenas benefícios para qualquer organização, independentemente do porte e do segmento.

– Otimiza recursos: o cenário econômico atual não é o melhor, portanto, evitar gastos desnecessários é vital para manter uma empresa em pé. A gestão inteligente mapeia todo o processo organizacional para não ter retrabalhos e nem falhas. E mesmo que a economia tivesse de vento em polpa, economizar não faz mal para ninguém;

– Ajuda a tomar decisões: quando se aplica um sistema de gestão inteligente, as decisões passam a ser tomadas com base em informações estratégicas, ou seja, elas são mais assertivas. O empresário conhece melhor o seu negócio e assim consegue ter uma visão mais ampla e com mais subsídios para resolver qualquer pendência;

– Melhora a produtividade e consequentemente a lucratividade: a gestão inteligente conta com procedimentos automatizados, melhorando o desenvolvimento. A consequência é uma maior motivação dos funcionários, portanto aumento na produção e os lucros. A produtividade ganha em qualidade, o que ajuda a consolidar a marca no mercado.

O desenvolvimento de uma gestão inteligente não acontece do dia para a noite, é preciso muito trabalho, por isso, alguns métodos são muito importantes para esse processo, um deles é o PDCA (Plan – Do – Check – Act).

Método PDCA: o que é?

É um método interativo de gestão em quatro fases e busca padronizar e melhorar os sistemas dentro da empresa de forma contínua.

Esses passos consistem em:

– Planejar: selecionar um determinado processo que precise de melhorias, visando obter os resultados esperados;

– Fazer: implementar o plano que foi elaborado e acompanhar seu andamento;

– Checar: analisar os resultados desse plano e reavaliar em caso de necessidade;

– Agir: o sucesso dos passos anteriores faz com que essa nova metodologia seja padrão na organização.

Gostou do texto? Veja como a DHoffmann Consultoria pode te ajudar a implementar uma gestão inteligente na sua empresa e alavancar o seu negócio. Acesse o nosso site e contate-nos!

 

Leia também: Você sabe o que é o ERP? Conheça esse sistema e seus benefícios!

 

No Comments

Post A Comment

1
Olá, como podemos te ajudar?
Powered by