Planejamento: Como saber se uma ideia é viável?

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Planejamento: Como saber se uma ideia é viável?

Antes de começar um negócio é necessário muito mais do que uma boa ideia e uma dose de otimismo. Por isso, a DHoffmann Consultoria tem algumas dicas de planejamento para os futuros empreendedores.
Para iniciar o processo de construção de um negócio devemos estar preparados para o investimento, pois é a partir deste momento que é possível estimar o rendimento, números, cálculos e que se nota a real viabilidade de sua ideia.

Comumente ao nos depararmos com nossas próprias idéias, acreditamos que as mesmas são geniais e que nada pode dar errado. Mas como dissemos, por mais que a sua ideia seja válida diversos requisitos devem ser preenchidos. Para nos inserir no empreendedorismo, devemos seguir algumas etapas, e a primeira delas é uma análise exploratória onde pesquisas são realizadas sem grandes investimentos. Neste momento, em alguns casos é necessário estudos mais detalhados e aprofundados como pesquisas de mercado e testes de laboratório. Nos estudos não deixe de se basear nas seguintes perguntas:

  • Qual será o seu mercado/público?
  • Ele precisa do seu produto ou serviço?
  • Por que as pessoas ou empresas comprarão de você?
  • O seu posicionamento de mercado o situará num oceano azul, ou seja, o seu produto ou serviço será valorizado e percebido de maneira diferenciada?
  • Quem são os seus concorrentes no mundo e quais serão suas possíveis reações?

Em seguida, crie um plano de negócios muito bem elaborado e identifique se a sua ideia tem potencial para se tornar algo sustentável. Por fim, vem a prática e como o seu produto/serviço é colocada no mercado.

Demanda

Quando colocamos os produtos e serviços no mercado devemos observar a demanda que existe para a sua ideia. Questione-se sobre: existe público consumidor? Quem é meu consumidor? Qual a faixa etária e a classe social dessas pessoas?

Planejamento: Público-alvo e preferências

Identifique as necessidades do seu público em serviços, produtos e qual é o valor que o mesmo está disposto a pagar o valor que você acredita ser o ideal. Além disso, a adaptação do seu negócio as preferências de seus clientes, deve ser realizada.

Planejamento: Viabilidade financeira

Como dito anteriormente, a análise financeira deve ser realizada e quando você constatar a viabilidade do seu negócio, comece a analisar os números, preços de compra e venda, custos e mão de obra. Ir além de observar o custo do investimento inicial é essencial, verifique o tempo e retorno do investimento.

Plano de negócios

Um bom plano de negócios, deve documentar tudo, essa documentação descreve detalhadamente quais os objetivos de seu empreendimento e quais serão os próximos passos. Com essa implementação é possível diminuir as incertezas sobre suas ideias. E por fim um ponto muito importante é a análise da concorrência.

Análise da concorrência

É através dessa análise que você pode identificar tendências, margem de lucro, diferenciais do seu produto, valores, entre outros. Os empresário, esquecem de identificar a concorrência e se esquecem que produtos parecidos e demandas diferentes podem existir.

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Leia também: Qual a importância de saber precificar seus produtos e serviços?

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