precificar

Qual a importância de saber precificar seus produtos e serviços?

Talvez você esteja se perguntando o porquê ter o valor certo dos seus produtos e serviços é tão importante, afinal, é só um preço. Mas o assunto é sério. Não precificar corretamente o que você vende prejudica sua reputação e seus lucros e pode representar, em médio prazo, o fechamento do seu negócio.

Por que é importante precificar corretamente os seus produtos e serviços?

Infelizmente grande parte das empresas menores não se atém a esse detalhe. Para precificar seus produtos ou serviços acabam baseando-se nos concorrentes ou no mark-up (índice em cima do custo da matéria-prima). O grande problema dessas ações são os transtornos causados na rentabilidade, já que o impacto acaba não sendo visível.

Outro erro comum é deixar a equipe de vendas fazer esse trabalho. Vendedor quer vender e não importa como. Então o que acontece são reduções do montante sem nenhum critério, apenas a venda pela venda, com a justificativa de trazer mais volume. Porém as coisas não são bem assim e o fracasso da sua organização está logo ali.

É fundamental agir com cautela, principalmente no início do processo. Temos aqui duas situações importantes: poucos recursos e necessidade de fidelização de público. Por isso uma boa estratégia deve ser adotada ainda nessa fase. Nem preços baixíssimos que precise usar dos lucros para compensar gastos e nem altíssimos que afastem o público.

Valores justos passam imagem de integridade e credibilidade. O desequilíbrio passa um tom de exploração e pouca confiança. Para medir isso tudo é bom saber qual nicho o seu negócio quer atuar. Quem você quer atingir.

Como fazer para precificar seus produtos e serviços de forma correta?

Um grande passo é ter um bom sistema de custeio e controles eficientes de produção. Pois dessa forma, todas as informações econômicas e financeiras necessárias serão mais bem apuradas e analisadas, para decisões mais assertivas.

Para que sua empresa seja lucrativa e não precise fechar as portas, é indispensável uma política de vendas bastante conservadora e com margem de contribuição rígida. Podendo abrir exceções em raros casos e por motivos especiais.

Além do mais, é de suma importância acompanhar os processos e fazer uma reunião mensal para discutir os resultados. Saber o que funciona ou não e quais produtos e clientes estão agregando é essencial para discutir quem fica e quem sai.

Vale muito mais o retorno do acionista do que o tamanho do faturamento. Afinal de que adianta aumentar o faturamento se as dívidas também aumentam. Esse é o grande erro das companhias, querer ser maior do que sua rentabilidade.

Portanto, uma boa politica de precificação é essencial para que o seu negócio continue aberto e prosperando.

Gostou do texto? Veja como a DHoffmann Consultoria pode ajudar a montar uma estratégia de precificação dos seus produtos e serviços, elevando a sua empresa ao sucesso. Acesse o nosso site e contate-nos!

 

Leia também: Por que implementar uma gestão inteligente em sua empresa?

 

No Comments

Post A Comment

1
Olá, como podemos te ajudar?
Powered by