indicadores de performance

Por que sua empresa deve implementar Indicadores de Performance? Saiba mais!

Ao mesmo tempo em que a tecnologia permite um acesso mais rápido e fácil a produtos e serviços, ela aumenta a competitividade entre as empresas. Para se destacar, é preciso usar algumas estratégias para medir ações e melhorar resultados e é justamente por isso que existem os Indicadores de Performance.

Você possui uma forma eficaz de mensurar as suas atividades? Se a resposta for negativa, é necessário, com urgência, implantar Indicadores de Performance para começar a ter melhores respostas.

Indicadores de Performance: o que são?

São os chamados KPI´s (Key Performance Indicators ou Indicadores Chave de Performance). Servem para aferir resultados ajudando a sua empresa a crescer.

Por que usá-los em sua empresa?

Basicamente porque não se pode mudar e melhorar o que não é medido. E uma das principais características desses KPI´s é a mensuração.

Poder determinar os processos dentro dos departamentos ajuda a aprimorar a gestão. Assim fica mais fácil fazer análises mais profundas dos resultados com bases sólidas, que vão além do faturamento ou do número de vendas.

O primeiro passo é entender quais são os objetivos com as métricas para alcançar os melhores efeitos e então, avaliar quais são os principais indicadores a serem abordados.

As empresas precisam ter seus objetivos muito bem definidos para saber quais utilizar, pois foram criados justamente para facilitar a compreensão das atividades e fluxos operacionais. A implantação deve ser vista como um fato essencial para as companhias.

Indicadores de Performance: por que sua empresa deve ter?

Tendo KPI´s dentro da sua empresa, você consegue:

– Definir critérios para estipular e medir resultados individuais, departamentais e globais;

– Aumentar a transparência e a confiabilidade junto aos parceiros, sócios, funcionários e acionistas;

– Otimização e qualidade nas tomadas de decisões, impactando de forma positiva sobre as finanças.

Você precisa escolher o KPI ideal para o seu tipo de negócio, pois além de toda a adaptação dos processos, há custos. Outra dica importante é: só meça o que dará conta de resolver.

Indicadores de Performance: quais os melhores para alavancar o departamento financeiro da sua empresa?

Para esses casos, especificamente, é melhor investir nas métricas de receita e vendas, tais como:

Retorno sobre Investimento (ROI)

Trata diretamente do lucro do seu negócio e mostra justamente qual foi o retorno sobre o valor investido. Enquanto o ROI for positivo e a organização tem capacidade de produção, o ideal é aumentar os investimentos em marketing digital;

Custo de Aquisição por Cliente (CAC)

Você precisa saber o custo de um novo cliente, caso contrário, é um tiro no pé. O CAC pode te ajudar justamente nisso, pois mostra esses números;

Ticket médio

É o valor que cada cliente gasta com a sua instituição, seja com produtos ou com serviços;

Valor do tempo de vida do cliente (Lifetime Value ou LTV)

Permite identificar o potencial de lucro de cada consumidor, tendo uma previsibilidade de rendimentos. Basicamente, essa métrica consiste na receita média que cada um deles te gera ao longo de todo o tempo em que vocês fazem negócios.

O ideal, para um empreendimento financeiramente sustentável, é que o LTV seja ao menos três vezes maior do que o CAC.

 

Esse texto foi útil para você? A DHoffmann pode ajudar a sua empresa a mensurar a performance e entender como crescer. Acesse o nosso site e contate-nos!

 

No Comments

Post A Comment

1
Olá, como podemos te ajudar?
Powered by