Dicas de gestão para sua empresa farmacêutica

gestão

Dicas de gestão para sua empresa farmacêutica

Você sabia? O Brasil ocupa o sexto lugar no ranking global de farmácias. De acordo com as pesquisas, esses números tendem a crescer ainda mais, estima-se que entre 2018 e 2022 a expansão seja de 5% a 8% maior.
Porém, mesmo com tanto crescimento é importante lembrar que muitas empresas declaram falência antes de completar dois anos de existência, muito pelo fato de não saber gerir as finanças da maneira correta. Por isso, separamos algumas dicas de gestão para você que faz parte do ramo farmacêutico. Confira!

Tenha um bom planejamento estratégico

Esse é o primeiro passo para qualquer empresa. Um bom planejamento estratégico é essencial para a construção de estratégias e identificação de metas a serem atingidas. No que se diz respeito às finanças, é sempre importante que o setor administrativo anote todas as entradas e as saídas. A organização na rotina financeira nos dá o norte de como dimensionar nosso capital de giro, por exemplo.

Nunca misture os gastos pessoais com os de sua empresa

Esse é o maior dos erros que vemos em empresas à beira da falência. Mesmo em casos em que o proprietário exerce funções ,é importante que também tenha um salário fixo, assim como os demais colaboradores. É muito comum nos depararmos com negócios em que seus gestores utilizam o faturamento da empresa para bancar despesas pessoais e vice-versa.

Por isso, não caia no erro de misturar os gastos e tenham um controle muito bem elaborado para ambos os casos. Assim, sua empresa não precisará que você aplique novas quantias no capital de giro e nem o proprietário que seu salário seja reajustado com frequência.

Mantenha o controle de estoque

Absolutamente qualquer medicamento da sua farmácia deve ser contabilizado. Essa ação ajuda a evitar a compra de novos produtos sem necessidade e saídas sem o consentimento de funcionários.
Desta forma, é possível identificar quais produtos precisam ser repostos acompanhar de perto a periodicidade dos medicamentos e também quais possuem maior ou menor procura.

Invista na comunicação interna

Toda empresa precisa investir em comunicação interna e principalmente eficaz. Essa medida é válida para qualquer empresa, e é importante lembrar que toda mensagem deve ser passada de forma clara e segura para que as informações não se desencontrem no meio do percurso.
Quadros de aviso em áreas comuns, grupos no Whatsapp, comunicados via e-mail, todas essas medidas podem ajudar a melhorar a comunicação interna de sua empresa e consequentemente a produtividade dos funcionários de maneira mais assertiva.

Saiba precificar

A precificação de produtos te ajuda a entender quando subir os preços, quando investir e principalmente qual é o momento de economizar. Além disso, é essencial que sua farmácia realize todo processo de precificação com base em dados sólidos, não se esqueça de considerar os custos fixos e principalmente os variáveis.
Outra dica é a análise da concorrência, saiba identificar o que está dando certo para outras farmácias e entenda se essas medidas podem ajudar a sua empresa ou não.

No Comments

Post A Comment

1
Olá, como podemos te ajudar?
Powered by