5 dicas para a gestão financeira da sua empresa

gestão financeira

5 dicas para a gestão financeira da sua empresa

A gestão financeira é um dos processos mais importantes para os negócios, afinal, é mais do que necessário controlar as entradas e saídas do caixa. Para tal, a sua empresa precisa contar com uma organização responsável e focada na entrega de resultados. Pensando em te ajudar, nós separamos algumas dicas para manter as contas em dia. Confira! 

 

Gestão financeira: Entenda de finanças 

Em grandes empresas e multinacionais, é comum que haja uma divisão complexa de setores, como marketing, finanças e administração estratégica. Porém, quando se trata de micro, pequenas e médias empresas, geralmente, a setorização fica mais complicada. Nesse sentido, o gestor tem a necessidade de entender um pouco sobre cada parte. Não é preciso ser um expert em gerenciamento financeiro, todavia, é fundamental saber sobre o assunto o suficiente para acompanhar o trabalho dos responsáveis – mesmo que eles sejam uma empresa terceirizada, por exemplo. 

 

Gestão financeira: Acompanhe sempre 

Fechar o balanço anual em dezembro e planejar os próximos 12 meses em janeiro deixa um gap gigantesco que pode originar em problemas financeiros complicados! Por isso, é ideal controlar o fluxo de caixa e verificar a saúde financeira da empresa; tudo continuadamente. Dessa maneira, é possível organizar a disposição do dinheiro, pagar tudo e todos em dia e separar uma verba para investimentos – seja em marketing, seja em novos produtos, por exemplo. 

 

Gestão financeira: Planeje-se 

Cada novo passo da empresa deve ser estrategicamente planejado. O lançamento de um novo produto ou o investimento em um setor diferente; independentemente da ação, é necessário planejar. Nesse processo, a gestão pode se concentrar em analisar o mercado, rever os processos internos e aprender com os concorrentes, por exemplo. Até mesmo a carga de tributos da empresa precisa ser mapeada com um planejamento tributário anual. 

 

Gestão financeira: Utilize a tecnologia a seu favor

Empilhar centenas – ou até milhares! – de folhas de papel com os balanços do ano pode não ser muito eficiente. É possível encontrar ferramentas competentes e seguras para registros de dados e acompanhamento do fluxo de caixa. Procure um software de ERP compatível às necessidades da sua empresa e utilize a tecnologia a seu favor!

 

Gestão financeira: Contrate um serviço especializado

A gestão financeira da sua empresa pode ser terceirizada. Dessa maneira, a gestão contrata uma assessoria financeira com a expertise necessária para realizar o melhor trabalho. Assim, você confia a estratégia da sua marca para um profissional especializado e atualizado às últimas inovações do mercado!

 

Quer mais dicas como essa? Então continue pelo nosso blog!

 

Como criar um plano de negócios eficaz?

Qual o papel da governança corporativa?

 

Assessoria financeira é na DHoffmann!

Quer um serviço de assessoria especializado com os melhores profissionais do mercado? Então conheça a DHoffmann!

No Comments

Post A Comment

1
Olá, como podemos te ajudar?
Powered by