estudo de viabilidade

Como saber se uma ideia é mercadologicamente viável e rentável para o seu negócio?

Para saber se aquela ideia que você tem há algum tempo será rentável ao seu negócio, você primeiro precisa fazer um estudo de viabilidade do seu projeto. Através desse método, é possível analisar o retorno financeiro de um determinado investimento, seu tempo e taxa de pagamento. Esta pesquisa visa dar segurança ao investidor.

Uma avaliação fidedigna exige conhecimento de conceitos essenciais de fluxo de caixa, métodos de engenharia econômica e análise de sensibilidade. Além de suas aplicações.

Estudo de viabilidade econômica: o que é?

Consiste em um processo de análise no nível estratégico de uma empresa para investigar as ideias que poderão ser executadas. Quais trazem resultados e quais as que devem ser rejeitadas antes de saírem do papel para evitar prejuízos.

Estudo de viabilidade econômica: quais os pontos principais?

– Receitas: antes de qualquer coisa, é preciso conhecer as receitas da empresa e do projeto que se pensa em viabilizar.

Elas representam o total planejado para ser produzido, multiplicado pelo preço de mercado dos produtos. A projeção das receitas deve ser flexível, dando margem para hipóteses. Afinal, cada cenário tem informações diferentes sobre preço de produtos, quantidade vendida e custos.

– Custos e despesas: é importante ter uma noção de custos, pois são esses números que representam os gastos associados à produção, tanto de produto quanto de serviço.

As despesas têm por objetivo aumentar a capacidade de geração de receita da organização. O que deveria ser padrão em qualquer empreendimento.

Estudo de viabilidade econômica e a projeção de fluxo de caixa

Saber sobre o fluxo de caixa é essencial para realizar projeções na análise de viabilidade econômica e financeira. Por isso, a importância de já ter feito um levantamento das receitas, custos e despesas envolvidos nos processos de produção.

O cálculo do fluxo de caixa se dá pela seguinte fórmula:

Fluxo de caixa = Valores que serão recebidos – Custos e despesas com o projeto

Ou seja, o fluxo de caixa é composto do dinheiro que entrará menos o que sairá ao longo de todo o projeto.

Quais os métodos de estudo de viabilidade econômica e financeira?

Aqui, podemos citar o Payback Descontado, o Valor Presente Líquido (VPL) e a Taxa Interna de Retorno (TIR e TIRM).

Para a aplicação desses métodos é utilizada uma taxa que servirá para fins de comparação que é a Taxa Mínima de Atratividade (TMA), normalmente calculada com base no custo do capital da empresa.

Seria muito mais simples uma análise se não tivessem fatores externos podendo impactar, tanto de forma positiva, quanto negativamente as projeções do fluxo de caixa de projetos de investimento. Por isso é preciso considerar todos os cenários para um parecer conciso.

Uma ideia interessante é analisar cada variável isoladamente para identificar as causas que são mais críticas para inviabilizar uma proposta. Trabalhá-las e ter seu impacto reduzido.

Gostou do texto? Veja como a DHoffmann pode te ajudar a realizar um estudo de viabilidade econômica na sua empresa. Acesse o nosso site e contate-nos!

 

Leia também: Por que sua empresa deve implementar Indicadores de Performance? Saiba mais!

 

No Comments

Post A Comment

1
Olá, como podemos te ajudar?
Powered by