Business Intelligence

Business Intelligence: como aplicar ao seu negócio

Business Intelligence é o termo utilizado para “Inteligência de Negócios“, e tem uma relação direta com à coleta, avaliação e compartilhamento de informações. Antes do surgimento dessa modalidade a dificuldade na tomada de decisões por parte dos gestores eram nítidas.

Na prática o Business Intelligence reúne métodos, processos, teorias e uma alta tecnologia na estruturação de dados gerais e informações específicas. Uma boa estrutura de BI compõe-se de três elementos: negócio, administração e tecnologia da informação.
Quais as vantagens do Business Intelligence?
Ao saber o que é Business Intelligence, vale a pena considerar as muitas vantagens que a estratégia oferece, confira!

Compreensão dos processos

Essa ferramenta auxilia na compreensão dos processos empresariais, em especial o setor de logística que envolve um número maior de pessoas.
Os gestores devem entender sobre todos os processos que envolvem a empresa. E o uso do Business Intelligence, auxilia nesta compreensão e surge como um diferencial resultando na melhora contínua. A partir dessa análise e entendimento das informações a satisfação dos funcionários é uma consequência.

Decisões mais estratégicas

Com a junção de dados e aplicação de indicadores de desempenho, é possível criar uma análise mais profunda na gestão e tomadas de decisões empresariais. As estatísticas serão a principal ferramenta de consulta da empresa. E a partir deste início é possível criar um planejamento estratégico eficiente que reúne informações de toda empresa, desde o estoque até a área de marketing.

Como implementar o BI de acordo com a realidade de seu negócio?

Entender e adquirir o BI, não basta para a solução dos problemas da sua empresa. É necessário fazer um levantamento de dados e personalização dessa ferramenta as necessidades do empreendimento. As atividades da empresa devem ser desenvolvidas, avaliadas assim como o público-alvo, número de funcionários entre outros.
O BI vai ajudar na captação de informações corretas e incorretas. Em casos de coleta de informações já conhecidas, a análise da empresa deve ser revista pois provavelmente existe um problema na execução do Business Intelligence. Essa modalidade, ajuda no conhecimento das ameaças que estão em torno do seu negócio e nesta fase é possível registrar esses riscos e analisá-los.

3 Ferramentas de Business Intelligence

Microsoft Power BI
A ferramenta de Business Intelligence da IBM se destaca pela capacidade de utilizar diferentes fontes para captação de dados, desde de simples planilhas eletrônicas até mídias sociais. A partir daí é possível criar dashboards com informações de monitoramento.

BIRT
Através de um código de fonte aberto, é possível fazer as customizações que são necessárias e tomar a ferramenta sob medida para cada empresa.

IBM Watson
O Watson impressiona pela capacidade de responder perguntas feitas em linguagem coloquial pelos analistas. Ele as compreende e dá respostas rapidamente. O IBM Watson fica hospedado na nuvem, o que facilita muito o acesso às informações por partes dos usuários.

Gostou do texto? Veja como a DHoffmann Consultoria pode te ajudar na implementação do Business Intelligence. Acesse o nosso site e contate-nos!

Leia também: Por que implementar uma gestão inteligente em sua empresa?

No Comments

Post A Comment

1
Olá, como podemos te ajudar?
Powered by